Reino Fungi

Filo Zygomycota

 

Os zigomicetos podem ser de vida livre, parasitas de plantas e animais ou simbiontes. Quando de vida livre, ocorrem no solo ou sobre restos de matéria orgânica, e quando em associações simbióticas com raízes de plantas, formam endomicorrizas.

É um grupo que apresenta forma leveduróide ou hifas asseptadas que formam estolões. Quando os estolões tocam no substrato, ocorre a formação de rizóides para sua fixação. Em cada ponto onde há fixação dos rizóides, germina uma ramificação ereta e vigorosa, chamada esporangióforo, que produz um esporângio em seu ápice formando vários esporos assexuados através de divisões mitóticas. Durante a reprodução sexuada, ocorre o encontro de duas hifas haplóides, quando se formam os gametângios, com intumescimento e migração de diversos núcleos haplóides. Com a fusão dos gametângios das diferentes hifas ocorre a fecundação, com formação de diversos zigotos. Após a formação de uma parede espessada, os gametângios fundidos se desenvolvem em um zigosporângio, que pode permanecer dormente por meses. Quando o zigosporângio se rompe, forma-se um esporangióforo e ocorre a meiose dos diversos zigotos, formando os esporos sexuados dentro do esporângio. O conjunto de zigotos dormentes dentro do zigosporângio é conhecido como zigósporo por representar uma estrutura de resistência, entretanto, não possui analogia com os ascósporos e basidiósporos que são os esporos sexuados de ascomicetos e basidiomicetos respectivamente.

Este grupo pode causar infecções graves ao homem e animais, além de ser um importante decompositor de alimentos, podendo contaminar frutas e vegetais estocados. Rhizopus stolonifer é conhecido como bolor negro por formar massas cotonosas nas superfícies úmidas de alimentos ricos em carboidratos. Os representantes da ordem Entomophthorales são parasitas de insetos e estão sendo utilizados no controle biológico desses animais. Um dos mais importantes grupos de zigomicetos inclui Glomus e gêneros relacionados, que sempre crescem em íntima associação com as raízes das plantas, formando as endomicorrizas.

 

 

Voltar