Homepage

Atlas Digital de Sistemática de Criptógamas

O Atlas Digital de Sistemática de Criptógamas tem o intuito de servir como uma fonte de consulta e revisão dos conteúdos abordados em cursos de graduação, e como fonte complementar para estudos extraclasse. O conteúdo do site abrange essencialmente a morfologia dos quatro grupos comumente abordados em Sistemática de Criptógamas - fungos, algas, briófitas e pteridófitas - através de definições e imagens das estruturas mais importantes para o estudo desses organismos.

Além de briófitas e pteridófitas, reconhecidas como Criptógamas no Reino Plantae, algas e fungos são tradicionalmente estudados nas disciplinas de Botânica e, por isso, abordados neste Atlas. Os fungos, apesar de pertencerem a um Reino próprio, são estudados com as plantas por serem de natureza séssil e apresentarem forma de crescimento multicelular. As algas são um grupo artificial de organismos fotossintetizantes que utilizam energia luminosa para fazer seu próprio alimento. As algas abrangem as cianobactérias, os protistas fotossintetizantes e as algas verdes, que são consideradas integrantes do Reino Protista ou são incluídas no Reino Plantae, dependendo do sistema de classificação adotado.

Este Atlas Digital foi elaborado por alunos de graduação, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação – PIBEG/UFU, sob orientação de professores de Botânica do Instituto de Biologia, com a proposta de organização e apresentação de material didático aos alunos, e disseminação da cultura de uso da tecnologia educacional interativa, via Internet.

Profa. Dra. Júlia Yamagishi-Costa
Profa. MSc. Diana Salles Sampaio
Danilo Marques (bolsista)
Paola Amaral de Campos (bolsista)